sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

  • A partir de hj irei compartilhar com vcs mtas de minhas atividades que realizarei na Especialização Mídias na Educação/UFG -2012 - Sociedade, Mídia e Tecnologia, a qual nos propõe em realizar uma atividade em um meio via Internet. Espero que vcs curtam, comentem e pq não compartilhem com nossos outros amigos... ABREIJOS.

    Para começar... Leia o texto "Da cultura das mídias à cibercultura", de Lúcia Santaella, proposto pelo professor Cleomar Rocha para a seguinte discussão entre os cursistas e professor:
    1. Quais são as categorias listadas pela autora e como estão caracterizadas;
    2. Em que categoria estamos atualmente - acrescente exemplo.

    Tecendo um paralelo entre Lucia Santaella e Pierre Lévy (http://carlacardosompel5.blogspot.com/2011/05/entrevista-com-pierre-levy.html) sobre os fundamentos da cibercultura, este “novo” modo de vida, no qual identificamos e experimentamos as mais variadas formas de culturas: a oral, a escrita, a impressa, a de massas, a de mídias e a digital, o que torna o aprendizado particularmente interessante devido um maior número de novidades implantadas em nosso cotidiano pelas tecnologias, fazendo deste momento vivido um verdadeiro campo interativo.
    “Afinal, a cultura comporta-se sempre como um organismo vivo e, sobretudo, inteligente, com poderes de adaptação imprevisíveis e surpreendentes”. (Santaella, 2003)
    Neste sentido, completamos que “a comunicação oral que ainda persiste com força, a escrita, no design, por exemplo, a cultura de massas que também tem seus pontos positivos, a cultura das mídias, que é uma cultura do disponível, e a cibercultura, a cultura do acesso”. (Santaella, 2003)
    Considerando o que o avanço tecnológico tem feito na vida das pessoas e conhecedores de que devemos deixar de engatinhar e começar caminhar por este grande desafio em utilizar as tecnologias e fazer acontecer à acessibilidade é o que se torna interessante nesse processo da cultura das mídias à cibercultura ver o humano ir além da reflexão sobre as modificações constantes e passam a agir por si, estimulando a criatividade, o interesse, a opinião pessoal e a consciência crítica.

    * http://www.youtube.com/watch?v=Wk76VURNdgw&feature=related
    O filósofo francês participou do Roda Viva em 2001 e comentou o dilúvio de informação em que as pessoas vivem hoje: "No fundo, na arca de Noé, havia um resumo do conjunto de animais que ia desaparecer. E uso essa imagem no livro [Cibercultura] para dizer que, hoje, é impossível fazer um resumo do todo. Não podemos mais abraçar o todo, porque ele tornou-se uma coisa infinita".
    * http://www.youtube.com/watch?v=bAVA2T6aYbA&feature=related
    O filósofo francês participou do Roda Viva em 2001 e comentou as suas teorias sobre cibercultura e inteligência coletiva: "Alguém faz uma pergunta, os integrantes do grupo se questionam a respeito, procuram na internet, localizam a informação, outras pessoas localizam outras informações e, assim, há um intercâmbio entre os membros dessa comunidade virtual. E isso vai criando, progressivamente, uma memória, uma memória coletiva, mas é uma memória oriunda da interação das pessoas".
    * http://www.youtube.com/watch?v=qBHPqKzlbMM
    Uma proposta pedagógica alinhada a Geração Y.

Um comentário:

  1. Oi Lauricéa, Quero pedir desculpas pela demora, tive dificudades todas as vezes que tentei passar mensagem. Quero que seja bem vinda no meu espaço, gostei bastante do seu post. Tenha um domingo abençoado. Beijos.

    ResponderExcluir

Comenta, viu?